PREVENÇÃO ÀS FRAUDES

Prevenções são os métodos e medidas disponíveis para que se evitem as perdas por fraudes nas organizações, é papel do administrador se informar, possuir treinamento, sempre se reciclar e acompanhar a evolução e o aperfeiçoamento dos atos ilícitos praticados nas organizações. Com esse intuito, conhecer as técnicas de prevenção é imprescindível para nortear o administrador nas escolhas das ferramentas que mais de encaixam no seu modelo de estrutura organizacional e principalmente viabilizar que essas medidas se tornem efetivas.

Antecipar-se a dinâmica do mercado e adaptar-se ao ambiente cada vez mais tecnológico é um grande desafio ao administrador de empresas, para isso muitos meios vem sendo desenvolvido para tentar evitar os prejuízos da empresa objetivando o lucro, esses métodos são cada vez mais trabalhos e divulgados devido à repercussão mundial dos casos de fraudes.

A implementação das prevenções exigem o engajamento da alta cúpula e o entendimento dos colaboradores da empresa para que haja uma conscientização de todas as partes, além do investimento visando à prevenção das fraudes e diminuição das perdas. Algumas das ferramentas exigem equipes treinadas ou profissionais especialistas para prevenção e identificação das fraudes, fator esse que ajuda na visão holística da empresa e de seus processos.

A geração de informação é um recurso comum em todas as ferramentas, pois é a partir dela que se tornam viáveis, as decisões, as comparações de dados, a criação de regras e políticas, os indicadores de desempenho, a mensuração de resultados, as análises e os estudos necessários para prevenir a organização dos riscos causados por fraudadores. A escolha das medidas preventivas pode ser definida por diferentes fatores e necessidades: segmento da empresa, porte, estrutura organizacional, tipo de liderança ou empresas controladoras que disseminam seus padrões às filiais. O que realmente deve ser levado em consideração é o entendimento do conceito desses métodos e sua implementação.

Fonte: Lucas Marques da Silva (Consultor Tributário)

FATORES PSICOLÓGICOS QUE LEVAM À FRAUDE
Gestão de Pessoas – Prevenção as Fraudes

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