Esta ferramenta auxilia o administrador de empresas na fiscalização das atividades realizadas pelos departamentos através dos sistemas de controle interno das operações, para assegurar que as informações processadas sejam fidedignas e executadas conforme o objetivo das empresas. O controle interno organizacional é desmembrado em:
Administrativo: tem por objetivo garantir o controle e a qualidade das informações e documentos a serem processados pelos sistemas integrados Enterprise Resource Planning (ERP) e Customers Relation Ship Management (CRM);
Contábil: tem por objetivo garantir a exatidão das informações cadastradas pelo setor financeiro em confronto com as informações e valores repassados ao setor contábil, refletindo os registros e demonstrações contábeis;
Detectivo: avalia e controla os recursos e as informações, a fim de minimizar os erros e identificar pontos de melhorias;
Corretivo: toda e qualquer operação está sujeita a erros, e muitas vezes não são percebidos por sistemas operacionais, é imprescindível a realização do controle interno corretivo para assegurar a constante eficácia operacional;
Preventivo: realiza o levantamento e acompanhamento operacional de execução para identificação de desperdícios e irregularidade, assim realiza ajuste operacional para melhorar a execução e eficácia.
O controle interno possui um conjunto de políticas e procedimentos de prevenção de fraudes desenvolvidos e operacionalizados para controlar e monitorar as atividades e a confiabilidade nas demonstrações financeiras:
- Eficiência e eficácia das operações;
- Confiabilidade dos relatórios financeiros;
- Cumprimento das leis e regulamentos pertinentes;
- Proteção do ativo;
- Estrutura organizacional;
- Gerenciamento de riscos.
O plano de execução do controle interno deverá envolver todos os colaboradores, delimitando suas obrigações e dividindo-os em setores internos para melhor atender as necessidades programadas e a plena compreensão de todos. O processo de implantação é necessário e fundamental para a absorção das técnicas e procedimentos por todos os envolvidos e pela necessidade de constância no acompanhamento da eficácia, por consequência gerar resultados próximos ao que foi planejado pela alta administração.
Fonte: TCC – Fraude nas Organizações Privadas Brasileiras
Material disponibilizado pelo Consultor Tributário Lucas Marques da Silva