Controle Interno Organizacional

Em virtude da quantidade de informações em que as empresas são submetidas e a complexidade das operações realizadas, houve a necessidade de organizar todos os dados, informações e o conhecimento das partes relacionadas com a finalidade de compreender todo o processo decorrente da atividade operacional da empresa.

Esse procedimento interno adotado pelas empresas tem melhor definição pelo autor Perez Junior (2013, p. 77), a seguir:

“Controle interno compreende um conjunto coordenado de métodos e medidas, adotados pelas organizações para proteger seu patrimônio. Além de planejar, organizar e supervisionar dados e informações, auxiliando no processo de gestão empresarial, sendo uma ferramenta importante para o planejamento estratégico e facilitando na detecção de falhas operacionais”.

O controle interno é alimentado por informações organizacionais de forma qualitativa e quantitativa com a finalidade de compreender a rotina operacional e desenvolver procedimentos para a correta coordenação e execução das tarefas, a fim de assegurar a eficácia das operações, a visualização e o mapeamento de todos os processos, para avaliar os riscos emergentes e a proteção do patrimônio das empresas. Desenvolve políticas e procedimentos que em conjunto com as atividades que envolvem recursos materiais e humanos tem o intuito de alertar possíveis irregularidades para que sejam sanadas em tempo hábil.

Segundo as normas da entidade Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), que é responsável pela elaboração da metodologia de relatórios contábeis, o controle interno exige o envolvimento de todos os colaboradores da organização com a finalidade de promover um elevado grau de segurança das operações e o cumprimento das normas legais aplicáveis.

De acordo com o autor Castro (2010, p. 290):

“A finalidade do controle interno é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados”.

O administrador deve garantir que o controle interno seja integrado à todas as áreas, pois a implantação desta ferramenta capacitará todos os envolvidos para melhor execução das tarefas com a finalidade de alcançar os resultados planejados pela organização.

Fonte: Lucas Marques da Silva (Consultor Tributário)

Princípios, Normas e Procedimentos de Auditoria
Implantação do Controle Interno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir